quinta-feira, 22 de julho de 2010



Há alguns anos os jogos eletrônicos vêm despertando grande interesse dentro das universidades brasileiras e algumas medidas de incentivo do Ministério da Educação têm viabilizado projetos de pesquisa produzir de jogos com fins educativos dentro de universidades. Esses projetos de pesquisa estão formando uma mão de obra qualificada para desenvolver mídias digitais. O jogo Búzios: ecos da liberdade foi Financiado pelo edital da Fapesb de 2007 e desenvolvido em 2009 pelo Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais da UNEB e contou com a participação de design, programadores, artistas, pedagogos e historiadores.

Disponível: www.comunidadesvirtuais.pro.br/buzios

Triade: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.


O jogo Tríade: Igualdade, Liberdade e Fraternidade é um jogo de aventura, com alguns elementos de Role Playing Game (RPG) em 3D, voltado para o ensino de história da Revolução Francesa com a mesma lógica dos jogos comerciais. Foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais, vinculado ao Mestrado de Educação e Contemporaneidade do Departamento de Educação do Campus I da UNEB, sob a coordenação da profª Drª Lynn Alves. A equipe de desenvolvimento teve a participação de profissionais e alunos das áreas de história, informática, design, arte, música e pedagogia de diferentes instituições como: Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Salvador (UNIFACS), Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
O jogo obteve financiamento através do edital MCT/FINEP/MEC – Jogos Eletrônicos Educacionais 02/2006 para a construção e desenvolvimento de jogos em sintonia com os Parâmetros Curriculares Nacionais, com apoio da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Martins Historiador




Bem..


O desenvolvimento tecnológico sem precedente que estamos vivendo no século XXI tem nos conduzido a uma verdadeira revolução na comunicação. Isso, implica na criação de novas formas de ação, interação, compartilhamento e conhecimento.
O objetivo desse blog é compartilhar o máximo possível de informações sobre a História e as diversas Mídias Digitais, pois acredito que você é aquilo que você compartilha.

Seja bem vindo!